ramificaÇão

CERÂMICA
Portfolio

Mocha Latte

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium.

Pour Over

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium.

Espresso

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium.

Arquetípos afroindígena

 

-A série “Arquétipos -Afroindígena” agora apresentada por Josafá Neves inscreve-se de maneira destacada na trajetória do artista que se dedica a recuperar imagens obliteradas da história oficial da arte brasileira que privilegia apenas elementos estéticos oriundos da nossa herança européia em detrimento das enormes contribuições indígenas e africanas, essenciais na construção da cultura visual brasileira. Na esteira do grande Rubem Valentim, Josafá reconstrói com extrema sofisticação intelectual o panteão icônico oriundo dos povos nativos e dos povos africanos aqui aportados nas condições degradantes da escravidão. Fiel às suas heranças, Josafá cria painéis cerâmicos de grande potência visual, unindo figuração e geometria numa dança sensual e guerreira de formas e cores de forte impacto. O sincretismo religioso aqui invade o campo das técnicas artísticas e a azulejaria tão característica do colonizador lusitano serve como suporte para a fé, a força e a permanência das nossas raízes, fundamentais para a atividade artística de um país com características peculiaridades graças à sua diversidade étnica e cultural. Essa simbologia essencial de matriz indígena e africana já havia sido prenunciada pelo grande Athos Bulcão em alguns de seus painéis cerâmicos que hoje se afirmam como marca essencial de Brasília; Josafá segue essa vereda e desvenda um universo simbólico repleto de potência visual, encantamento e beleza. Ele é a voz e a vez de um povo que  luta para que a arte de nosso país seja um espelho real e verdadeiro do nosso cenário nacional, paisagem tropical incandescente e misteriosa, palco da crueldade e da melancolia redimido pela arte em toda a sua potência transformadora e bela.

CURADOR_ Marcus Lontra

 

 

ser Artista e lutar por uma ideia

ORIXÁS Josafá neves 28 jan 29 mar Museu Nacional_Brasília 2020

guardiões da liberdade

 

Para enfrentar o mistério da existência, o Ser Humano se vale de três ferramentas essenciais, surgidas do medo e da curiosidade: a ciência, a religião e a arte. Elas respondem aos anseios de uma espécie que busca inovar, pesquisar e criar para obter respostas àquilo que transcende o real. Os objetos artísticos situam-se na confluência entre a técnica e a poesia e são, ao mesmo tempo, filhos da ciência e corporificações do culto e da fé, atuando como elementos fundamentais nos ritos religiosos. 

Great Coffee

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.

The Best Coffee Shop

Coffee Bean

Best Beans

Coffee Bean

Quality Milk

Coffee Bean

Perfect Blend

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae.

Latest From Our Blog

Quisque vulputate massa nec feugiat fringilla. Fusce at euismod augue. Maecenas quis leo id lectus vestibulum interdum.

Come on In!

Weekdays

08PM -12AM

Weekends

12 PM – 02 AM

Contact

Phone

+(000) 111 222 333

Mail

address@domain.com

Address

543 TN, doula street
NY, New York